A Maersk Line anunciou ontem (10/7) um acordo de troca de espaço de navios por 10 anos (VSA, na sigla em inglês) com a Mediterranean Shipping Company (MSC) nas operações Ásia-Europa, transatlânticas e transpacíficas. O VSA será conhecido como 2M e substitui todos os VSA existentes e contratos de compra de slot que a Maersk Line tem nestes trades.
O acordo incluirá 185 navios, com uma capacidade estimada de 2,1 milhões de TEU em 21 rotas. O objetivo global da cooperação é compartilhar infraestrutura. O VSA irá melhorar a eficiência das redes Maersk Line e MSC através de uma melhor utilização da capacidade dos navios e economias de escala.
A VSA 2M difere da aliança proposta anterior, P3, em dois aspectos: a quota de mercado combinada é muito menor. E a cooperação é um VSA puro, pois não será de propriedade de uma entidade independente.
As 21 rotas serão divididas da seguinte forma: Ásia/Norte da Europa: seis; Ásia/Mediterrâneo: quatro; Ásia/Costa Oeste dos EUA: quatro; Ásia/Costa Leste dos EUA: duas; Norte da Europa/EUA: três; Mediterrâneo/EUA: duas.
A Maersk Line vai contribuir com cerca de 110 navios, com uma capacidade nominal de 1,200 milhão de TEU. A MSC vai contribuir com cerca de 75 navios, com uma capacidade nominal de 0,9 milhão de TEU.
O acordo não inclui operações marítimas conjuntas. Cada uma das partes executa suas próprias operações, incluindo operações de estivagem, de planificação da viagem e portuárias.
O VSA não inclui quaisquer tarefas ou responsabilidades comerciais. Cada armador vai continuar a ter vendas totalmente independentes, preços, marketing e funções de atendimento ao cliente.
O acordo está previsto para começar no início de 2015.